O que é a Internacionalização FAG?
A Faculdade de Goiana – FAG, em convênio de cooperação técnica com a CESPU CRL, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, entidade instituidora do Instituto Universitário em Ciências da Saúde (IUCS) e Instituto Politécnico da Saúde do Norte (IPSN), que engloba a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (ESSVS-IPSN) e a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA-IPSN), e detentora da CESPU-Formação, comprometem-se a conjugar esforços com vista ao desenvolvimento de cooperação nos domínios do ensino e da investigação científica e técnica. O modelo de cooperação científica e técnica far-se-á através da realização conjunta e coordenada de projetos de ensino e investigação aos níveis da graduação, pós-graduação (lato-sensu e estrito-sensu), podendo ainda alargar-se as outras ações, a desenvolver no Brasil ou em Portugal.
Modalidades de Intercâmbio
Cooperação Técnica
Cooperação técnica junto a instituição parceira internacional, onde colaboradores terão a oportunidade de vivenciar experiências únicas no campo da docência e pesquisa.
Intercambio Acadêmico
Promove o intercâmbio com instituições internacionais e proporcionar uma formação acadêmica diferenciada aos alunos. Intercâmbio Regular: Não prevê a concessão de apoio financeiro por parte da mantenedora, o candidato precisará dispor de recursos próprios para se manter no exterior.
Estágio Internacional
A modalidade de Estágio Internacional traz ao aluno oportunidades singulares de adquirir experiência profissional no exterior, estudando e aprendendo na prática com profissionais de outros países atuantes da área durante um período da sua vida acadêmica.
Editais e Normas
Todos os programas são abertos periodicamente por meio de editais onde são publicadas as regras do processo seletivo e a documentação que o aluno deve apresentar para sua candidatura. O aluno também deve estar ciente das normas dispostas em documentos onde são descritos detalhadamente todos os pré-requisitos para se habilitar a candidatura de vaga intercambista. Acompanhe nossa página para obter todas as informações e links úteis para manter-se atualizado!
Convênios Internacionais
Os convênios com parceiros internacionais são essenciais para o avanço tecnológico e acadêmico da FAG. Eles possibilitam a mobilidade de alunos e docentes que procuram expandir seus horizontes através de capacitação em instituições parceiras do exterior. Nossa missão dar continuidade a busca por novos parceiros internacionais de diversas áreas de interesse, que buscam a excelência em ensinar, pesquisar e multiplicar saberes.
A CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, foi fundada no Porto com o objetivo de criar estabelecimentos de ensino superior, universitários e politécnicos, promover a investigação científica e desenvolver a prestação de serviços à comunidade.
Com o aumento da sua oferta formativa, através da criação de novos cursos superiores, nomeadamente em Psicologia Clínica e Ciências Farmacêuticas, os Institutos Superiores de Ciências Dentárias do Porto e de Lisboa passam a denominar-se Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte e Instituto Superior de Ciências da Saúde – Sul, respetivamente.
No desenvolvimento da sua estratégia de integração vertical, a CESPU criou duas novas empresas, a CESPU – Serviços de Saúde, S.A. e CESPU – Formação, S.A., de forma a garantir a gestão e desenvolvimento de unidades prestadoras de cuidados de saúde, no primeiro caso, e a formação contínua e pós-graduada, no segundo caso.
Em 2019 a CESPU e o Grupo Trofa Saúde criam a Associação Ensinar saúde Norte (Associação para ensino, investigação e desenvolvimento dos profissionais de saúde).
Em 2020 a CESPU criou a Facudade CESPU Europa, no Recife – Brasil.
FAQ - Dúvidas Frequentes
O convênio é destinado à realização de um único semestre(6 meses), não podendo ser renovado.
Estar regularmente matriculado(a), no período letivo em que solicitar os estudos no exterior. Os componentes curriculares são constituídos por: disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e estágio supervisionado;
Ter concluído 50% da carga horária do curso de graduação que realiza na FAG;
Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 7,5 (sete e meio);
Ter conhecimentos básicos da língua do país de destino;
Formalizar, através de documentação, sua candidatura, atendendo aos prazos institucionalmente estabelecidos;
Estar adimplente com a FAG;
A submissão da documentação do candidato é enviado para instituição parceira no exterior onde será feita a seleção mediante critérios internos da instituição parceira.
A oportunidade de uma experiência acadêmica e profissional para além das fronteiras de seu pais de origem.
Agregando valores e conhecimento na formação do individuo e na construção do conhecimento.
Todos os discentes dos cursos autorizados ou reconhecidos na FAG (Faculdade de Goiana) estão habilitados a participar da modalidade de intercâmbio da FAG.